sexta-feira, fevereiro 22, 2008

Uma breve espreitadela em bicos de pés.

Pôrmo-nos em bicos de pés, espreitarmos o mundo de mais alto e ver mais longe... se bem que pouco sustentável, é possível.
Não fora a precariedade dessa posição exigente que rápido nos causa dor e nos leva a desistir de olhar a coisa de cima, e toda a realidade poderia mudar. A nossa, e a do mundo dessa feita vislumbrado!
De qualquer modo, tendo nós em algum momento optado por esse vislumbre - se bem que fugaz - possível, jamais seremos os mesmos! A partir daí, não podemos ignorar que, o mundo que vemos tem a ver com a forma de o olhar.

5 comentários:

Alma Nova ® disse...

Chegar a ter uma ampla visão do mundo transporta cada pequeno olhar para a sua verdadeira dimensão. Retira importância aos pormenores e faz-nos ver as causas maiores!

Manuel Veiga disse...

"o mundo que vemos tem a ver com a forma de o olhar"..., que vai mudando com o tempo!

abraços

uivomania disse...

Alma Nova:
O "efeito borboleta", o bater de asas e o tufão, o pormenor e a causa maior... o mundo é dualidade e estamos limitados a esta dimensão que podemos conceber, na impossibilidade de vivermos permanentemente em bicos de pés! Contudo, se eu acordar e espreitar o mundo da perspectiva que parte do princípio de que o mundo é uma merda... a minha condição enquanto observador e participante, fica a ser essa e não outra.
Imagina... que saio de casa bem disposto num dia em que, talvez bacocamente, me sinto inclinado a acreditar na possibilidade do homem ser mais fraterno, solidário, civilizado, etc... que dou um "bom dia" aberto e sincero ao vizinho, que me disponho a ser solícito...
...Compara agora, com um outro dia, em que saio de casa carrancudo, zangado com o mundo, revoltado com o estado em que as coisas estão, com a forma como as pessoas se ignoram, como conduzem nas estradas, como se conduzem na vida...
O que quero dizer, é que o mundo percepcionado em cada um dos dias é diferente. E isso, torna-o diferente.

uivomania disse...

Herético:
O Mundo é composto de mudança. Uma convicção minha que me limita a relação com o conservadorismo.
Abraços.

Anónimo disse...

Essa é a verdade, o nosso olhar, sente. E, tudo começa nesse momento...