sexta-feira, fevereiro 13, 2009

Disbiose mental

Imaginando mil milhões de raios e trovões em uníssono, talvez possamos fazer uma ideia do que aconteceu quando o nada explodiu em todas as direcções e, se pôs a acontecer o que temos vindo a chamar de Universo.
...Talvez o Hergé se tenha lembrado disso quando pôs o Capitão Haddock a exclamar "com mil raios e trovões!"...
Poderá haver quem ache que o Hergé, o Capitão Haddock e já agora, o Tintim, não têm nada a ver com o caso! Mas eu, acho. Acho... na medida em que tudo tem a ver com tudo e, neste caso até tem a ver com nada, uma vez que - "segundo estudos recentes" -, é de lá que vimos!
...A maior parte das nossas vidas não nos lembramos disso!...
Vivemos, gastando o tempo a arranhar a fina capa que reveste a realidade, passamos fugazes pelo agora e, cultivamos a superficialidade - essa espécie de cobardia, com que evitamos imergir fundo e com vigor até à essência das coisas -, numa estratégia desvairada para não termos nada a ver com nada, ou seja: tratarmos da nossa "vidinha", sem gastar os neurónios.
Quase crime, é a dita superficialidade - o factor primordial de uma sociedade leviana enfeitada e disfarçada com "glamour" -, que transforma o Príncipe Lev Míchkin (O idiota - Dostoiévski), num imbecil.
E, que terá a ver o suposto Big Bang, o Hergé, o Capitão Haddock, o Tintim e a superfícialidade, com o facto do idiota do Lev Míchkin ser afinal uma pérola, deitada sem pejo aos porcos, por e para conforto de uma maioria mediocre e enfatuada que se sente ameaçada quando se raspa mais fundo na capa que reveste o miolo das coisas? Que terá o tudo a ver com o nada? As fortunas com a miséria? O Big Bang com o Big Crunch?

4 comentários:

MS disse...

LOL..adorei e concordo plenamente! E aqui neste canto, mais que noutros sítios do planeta..é uma realidade inegável!

quem sou eu? Pergunta ao Graza ;0)

uivomania disse...

Olá.
A desbiose tem cura.
Para além da indiferença existe a simbiose e, tudo faz falta.

uivomania disse...

...Até os porcos.

MS disse...

Pûs um "comment" que não apareceu..

dizia eu que
..sim, se bem que eu os dispense. Por mim podiam nem existir. A sua carne e derivados - nada saudáveis e cheiram mal!

..and thx 4 the comment!