sexta-feira, maio 13, 2005

Sobre a doença e a saúde

É um comum ouvir-se dizer, que a saúde é um bem essencial. Não é suposto, que alguém deseje ficar doente! Ninguém assume gostar de estar doente. A doença condiciona e é desagradável! Não parece por isso fazer sentido, alguém desejar ficar doente. Ao contrário, todo o doente, nesta linha de raciocínio, deseja curar-se. Porém, as coisas da saúde e da doença, não são realmente assim tão lineares e a verdade, é que em determinadas situações de desequilíbrio, muitos “optam”, a um nível mais ou menos inconsciente, pela doença! Pelos mais variados motivos!
Uma série de perturbações que têm vindo a ser designadas como doenças psicossomáticas, estão, a maior parte das vezes, relacionadas com a incapacidade para lidar com situações que seria pressuposto serem resolvidas e ultrapassadas, sem que o indivíduo entrasse em distonia. Contudo, é já clássica a expressão: gastrite ou colite, nervosa!... Por outro lado, é bem conhecida a relação entre o desgosto ou a tristeza e a propensão para a doença. Constata-se ainda, a facilidade com que algumas pessoas ficam doentes quando os “outros” as contrariam e a vida não lhes corre de feição, raiando a chantagem e a manipulação desses “outros”, através do seu estado de saúde!
Convêm entretanto não esquecer, que o conceito de saúde e de doença, fez com que na generalidade, se associe a doença á dor física e não se levem em consideração, muitos sintomas mais silenciosos e subtis, que poderiam servir-nos de alerta para estágios iniciais de doenças mais ou menos graves!

3 comentários:

Ana disse...

Essas doenças sem dores, são ma maioria dos casos bem mais temíveis que as outras, as que dão sintomas. Gastrites e colites de origem nervosa quem não as teve já, nem sempre por não se conseguir lidar com o problema, mas sim porque o problema nos ultrapassa e aí, a impotência que sentimos, acumula-se em forma de nervos nos nossos orgãos mais fracos. É certo que ninguém gosta de estar doente, e o verdadeiro doente raramente se assume como tal, tenho visto pessoas que se dizem de plena saúde darem entrada no hospital e lá ficarem meses. Por outro lado tb há os outros, os hipocondríacos, que bradam aos céus cura para os seus males imaginários. "São como um pero" é uma expressão que eu ouvia bastas vezes qdo ainda era miuda, nessa altura os peros ainda se podiam chamar de "sãos", hj, os peros tal como as pessoas encontram-se deficitárias, os organismos já não aguentam estoicamente os 11 meses de trabalho, daí que se recorra à "doença" para colmatar essas falhas.É o mundo em que vivemos.

Besitos e bom fim de semana

Biranta disse...

Não percebi bem qual a lógica do comentário, mas posso "ajudar", contando a minha própria experiência. Antes disso só quero sublinhar que, essas coisas das doenças psico-somáticas, nunca me convenceu... até ao dia em que constatei que, depois de passar um periodo da minha vida em que, com frequência, ficava de baixa (com problemas graves de saúde, que provocavam todo o tipo de debilidade física inerente), para além de ter que aturar uma constipação permanente, período esse que coincidiu com uma altura em que tinha toda a espécie de problemas com a "hierarquia", que cultivava esse tipo de conflitos, porque se entretinha a gerir esses conflitos, para não fazer mais nada, passei por um outro período em que, durante vários anos, as minhas queixas e baixas por doença se reduziram a zero, apesar de, nesse período ter trabalhado muito mais que naquele período anterior. Neste novo período, a que me refiro, a chefia era outra e não alimentava problemas artificiais, nem conflitos inventados, porque tinha muito mais que fazer.
Depois disto "a gente" tem de se questionar acerca da "origem" das nossas próprias doenças.
Estou aqui a contar isto porque me parece que muito poucas pessoas me compreendem quando classifico as patifarias dos politicos e seus delfins como criminosas. Quando digo criminosas quero dizer criminosas mesmo, porque delas resultam situações como esta e outras bem piores. Já tem havido casos de pessoas que são conduzidas a mortes precoces por causa de coisas assim. Eu tambérm duvidava, até ao dia em que tomei consciência do significado da minha própria experiência...

uivomania disse...

A minha convicção é, justamente, de que a saúde, pode ser perturbada, por uma série de factores, que a maior parte das vezes não são levados em consideração. Demasiadas vezes a culpa das doenças é atribuída às bactérias ou vírus, enquanto que, os responsáveis, não entram na equação.