domingo, maio 28, 2006

A conspiradora

Estava eu a cogitar sobre os meus problemas, com a agenda carregada para o fim de semana, tentando conciliar uma sardinhada com uma mariscada, ralado com a mancha de humidade do canto da sala da casa da cidade, preocupado com a outra mancha que me dizem ser da idade, com a falta de tempo para ir ver todos os filmes que me dizem ser "a não perder", e assistir a europeus, concertos e mundiais... perturbado com umas prestações do jeep em atraso... enfim, uma carrada de problemas... e, quando dei conta, estava numa pilha! Num stress que só visto!... Vai daí, o que é que eu pensei? ...Bom, a coisa está preta... e disse para comigo: Zé Manel, tens de relaxar!...
Ora, uma coisa que me relaxa, é sentar-me um bocadinho em frente ao computador e entreter-me a visitar blogs, ler comentários divertidos que plantam uns nos outros para ganhar amigos, ver as picardias e assim... quando, dou por mim no blog de uma besta (que não tem outro nome!), que, em vez de divertir... não senhor!... Pespega-me com um post que nos remete para um video qualquer (sabe-se lá feito por quem e com que intenção...), sobre o Sudão... e não sei quê... que andam para lá uns dois milhões ao Deus dará, amontoados em campos de refugiados de arrepiar e não sei quê... no meio de dejectos e em que se queimam vivas crianças amontoadas e tal... e que as vítimas são violadas por quadrilhas endoidecidas... e que isto e mais aquilo... e que não se fala mais disso porque o Sudão não interessa a ninguèm (pelo menos para esta doida, parece ter algum interesse!!!...), e pátáti e pátátá... porque se o Sudão tivesse petróleo já os Amaricanos lá estavam a salvar aquela gente.... e que a Condoleza isto... e o Bush aquilo... e que a comunidade internacional é um bando de hipócritas... e que as agências de notícias já não são de informação, e que estão na mão de não sei quem e que só divulgam o que não sei quem quer... e que a ONU está na mão de uma Amaricana... e que o Sudão isto... e que o Iraque assim e o Irão assado, e que o Afeganistão isto... e mais os Amaricanos...
...Olhem... um chorrilho de disparates, um fanatismo alucinado, suportado por imagens que, só podem ser montadas!...
...Se aquilo fosse verdade, era notícia de abertura em todos os telejornais do Mundo! Capa de jornais e revistas e, na rádio, não se falava em mais nada enquanto a coisa não estivesse resolvida! O Sudão, à imagem do Iraque e do Afeganistão, estaria com certeza, cheia de capacetes azuis, forças de segurança Amaricanas para restabelecer a ordem, e nós, claro, já para lá tinhamos mandado forças especiais! ...É, ou não é?!
...Com que direito é que esta besta (que não tem outro nome!), vem poluir este espaço em que a pessoa se pode relaxar e entreter, plantar comentários divertidos em busca de admiradores e amigos, partilhar imagens de quedas e acidentes hilariantes, curiosidades e piadas picantes... e, acima de tudo, rir a bom rir?!
Acaso esta besta (que não tem outro nome!), que anda para aí a perturbar quem tem a vidinha montada e tem de se preocupar com os seus próprios problemas... acaso sabe, que rir dá saúde e que as ralações, nos fazem aparecer rugas e tiram anos de vida?!
Que tem lá ela a ver com o Sudão?! Onde raio é lá isso?! Que direito é que ela tem, de se meter lá nos assuntos deles?! Acaso é ela Amaricana ou da familia do Sudão?! Hum?!...
Se ela se importa tanto com a miséria, porque não vai ao Rock in Rio em Lisboa, e mata dois coelhos com uma só cajadada?
...Agora, por causa daquela tarada, daquela besta (que não tem outro nome!),estou aqui que nem me tenho, com uma sensação estranha, com um nó na garganta que não sei explicar e mesmo sabendo, que tudo aquilo é uma treta de mau gosto, vou ter de tomar um antidepressivo e dois ansiolíticos, senão, não arranjo disposição para ir comer a mariscada e aguentar dar um saltinho à sardinhada!...
Por via das dúvidas, e para que não caiam nas ratoeiras que só pretendem plantar-vos na alma, traiçoeiras sementes de indignação, sinto-me obrigado a vos mostrar, como esta gente actua para perturbar a paz e o bom viver! Ide... ide ver, aqui. Mas não vos esqueceis... dai de fuga quanto antes para não virem a sentir sensações estranhas para as quais não há explicação e que só passam com comprimidos que só se vendem com receita médica (ou talvez não!)!

4 comentários:

Alien David Sousa disse...

Oi Uivmania, li o teu texto e claro que tive de ir até ao Blog que mencionas para ver com os meus próprios olhos. Então vamos lá:
O video a que te referes como sendo uma montagem é o da HUMANRIGHTSFIRST.ORG e as fotos são retiradas do site WWW.DARFURGENOCIDE.ORG.

A minha sincera opinião é que foste bastante duro no teu texto. Nós não sabemos de tudo, é mais o que nos escondem do que o que nos contam.
Achei que é uma campanha com outra qualquer com uma PETIÇão para ajudar o povo do SUDÃO.
Se se acredita ou não, isso já vai de cada pessoa. Mas, imgina que é verdade, se assim for não teras sido injusto?
Não te quero forçar a mudar de opinião. Só quero que vejas os dois lados da coisa.
Um abraço Alienígena

Nevrótica Aluada disse...

Pois, paísito com recursos naturais de pouco interesse, é coisita para se ignorar, afinal é muito mais preocupante arranjar guito para umas férias solarengas com direito a Spa, sonhar com um chrysler, levar a amante à mariscada regada por um branco de má qualidade e ainda pagar o hotel, mais a prestaçãozita do ultimo modelo de grito de portáteis e, ao fim do dia, ter um joguito de squash e encontrar no ginásio uma loira explosiva… A vida à volta do nosso umbigo é esplêndida!
Crianças queimadas, violadas e torturadas? Que horror! Culpa dos gajos que andam lá de espingardita na mão! Ainda bem que o Sudão é longe de Portugal! Deixem-me é ver a barriga da Shakira, aquele abanar de ancas, hui deixa-me, nem sei… comia-a toda!
Como costumo dizer, falem bem ou mal, o que interessa na realidade é que divulguem e despertem algumas mentes e a comunidade internacional, quiça...

uivomania disse...

Alien, a ironia é uma arma de dois gumes. Quem a usa, deve ter isso em consideração. Por isso, e na tentativa de desfazer um equívoco, convido-te a reler o post de uma outra perspectiva e, já agora, a visitares o blog de onde tirei o link, e a leres o comentário que lá deixei, no post de 23 de Maio.

Mac Adriano disse...

Hmmm... Parece que a ironia não anda a ser bem compreendida. Pessoal, vamos ler mais livrinhos de escritores que a usam: José Saramago, Eça de Queiroz, Gabriel Garcia Márquez, Jorge Amado, Voltaire, etc. Vão ver que depois se familiarizam com ela. Gostei, claro. A ironia é a minha figura de estilo preferida. Mas é tão subtil, que por vezes é incompreendida.